O código de ética tem por objetivo formalizar as normas e condutas que orientam os negócios e relacionamentos de seus colaboradores com os fornecedores, clientes e comunidade. Deve estar presente no exercício diário das atividades, garantindo a integridade de conduta do GRUPO TONON.

Ética
Ética é uma característica inerente à ação humana. Todo homem possui um senso ético, que constantemente avalia e julga suas ações para indicar se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. A Ética, que tem como parâmetro a busca pelo bem comum, deve ser uma referência pessoal e profissional.

Comitê de Ética
O Comitê de Ética é formado por representantes indicados pelo Diretor Superintendente do GRUPO, e o Presidente será escolhido entre os membros mediante eleição aberta e direta. O mandato é de 02 (dois) anos, sendo que após este período ocorre nova indicação de representantes.
Compete ao comitê de ética receber denúncias, tratar as informações recebidas e assegurar que providências sejam tomadas no caso de situações que desrespeitem o código e/ou legislação vigente. Reavaliar periodicamente a pertinência e atualidade dos preceitos deste código sanando dúvidas quanto à sua interpretação.

Regras Gerais
Os relacionamentos do GRUPO TONON com os diversos públicos devem sempre ser baseados no respeito e na imparcialidade, evitando conflitos de interesses, favorecimentos ou vantagens de qualquer natureza e preservando a credibilidade da empresa.
Todas as decisões tomadas devem levar em consideração avaliações éticas, técnicas e os impactos causados ao público envolvido.
Os "Direitos Humanos", a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente, qualidade, segurança e saúde, devem ser sempre premissas na elaboração das Políticas e Procedimentos Internos, bem como das decisões e ações tomadas pela Empresa.
Todas as informações, ações e decisões devem ser pautadas pela ética, veracidade e transparência.

Comunidade, Governo e Sociedade
Devem ser cumpridas todas as responsabilidades com os órgãos governamentais através dos pagamentos de taxas, impostos e tributos e cumprimento da legislação vigente. Os representantes de Órgãos Públicos, desde que devidamente identificados, devem ser recebidos nas dependências das empresas do GRUPO TONON de maneira profissional e isenta para tratar do assunto a que vieram, bem como devem ser disponibilizados, sempre que oficialmente solicitados, os documentos pertinentes à atividade e exigidos por leis governamentais.

Clientes
Nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes deve ser expresso não apenas pelo cumprimento do que fora acordado, mas principalmente na busca de soluções que atendam suas necessidades e demandas.
A comercialização dos produtos deve ser feita de forma clara e justa para todas as empresas, não favorecendo ou concedendo vantagens de qualquer natureza, devendo haver respeito aos contratos, regras e concorrências.

Fornecedores
A seleção e contratação de fornecedores é baseada em critérios pré-estabelecidos de qualidade (capacitação técnica e fabril), preço, prazo, práticas de responsabilidade social, cumprimento da legislação trabalhista, segurança e saúde ocupacional e ambiental vigentes, sendo vedada a contratação de serviços ou a compra de materiais realizados com a mão-de-obra infantil ou utilização de trabalho escravo.
A Tonon Bioenergia poderá encerrar uma relação de negócio com um fornecedor sempre que forem desrespeitados seus valores ou inobservância das questões legais, tributárias, de meio ambiente e de saúde e segurança.

Comunidade
Devemos participar e contribuir com as comunidades onde estamos inseridos e devemos monitorar os impactos de nossas atividades, contribuindo para o crescimento qualitativo das mesmas.

Acionistas
Deve-se assegurar os interesses dos acionistas, mantendo-os informados sobre os assuntos pertinentes e relevantes da organização e proporcionando-lhes nível de dividendos compatível com o capital empregado.

Sindicatos
A Tonon Bioenergia respeita a livre associação, reconhece as entidades sindicais como representantes legítimos das categorias profissionais e busca manter diálogo constante e aberto.

Comunicação
A empresa fará chegar aos colaboradores todos os comunicados disponíveis através dos canais de comunicação existentes: murais, e-mail, comunicação eletrônica interna, holerites, folhetos e outros.

Discriminação
A Tonon Bioenergia não promove e não permite discriminação de qualquer espécie seja de gênero, idade, etnia, estado civil, religião, orientação sexual, origem, convicção política ou qualquer outra manifestação preconceituosa.

Uso de Álcool, Drogas e Porte de Armas
É proibida a ingestão de substâncias entorpecentes ou bebidas alcoólicas, no horário e local de trabalho.
A Tonon Bioenergia não discrimina nem penaliza colaboradores que declaram sua condição de abuso de álcool ou entorpecentes e se propõe a auxiliar em seu tratamento e reabilitação.
Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da empresa, salvo para profissionais expressamente autorizados.

Assédio Moral e Sexual
O assédio sexual, econômico, moral ou situações que configurem pressões, intimidações ou ameaças no relacionamento entre colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, não são admitidos pela empresa.
O individuo que se sentir em situação de assedio moral ou sexual deve notificar o comitê de ética para que sejam tomadas as devidas providencias.

Trabalho Infantil, Escravo e Forçado
A Tonon Bioenergia não admite ou apoia o trabalho infantil-escravo ou forçado em sua área de influência e não terá relações comerciais com aqueles que comprovadamente apresentarem problemas com relação a este tema.

Conflito de Interesses
Todos os colaboradores devem agir respeitando os princípios de ética, honestidade e responsabilidade, devendo evitar seu envolvimento em atividades ou assuntos de interesse pessoal, contrários aos interesses da empresa.
Todos deverão agir com transparência de modo a evitar situações de conflito de interesses, assim como:
Utilizar-se de seu cargo para obter vantagens para si e/ou pessoas de seu relacionamento.
Contratar terceiros, inclusive na condição de prestadores de serviços, que sejam familiares ou amigos sem avaliação do comitê de ética.
Omitir informações ou forja-las com o intuito de obtenção de cumprimento de metas ou vantagem em seu benefício.

Legislação e Poder Judiciário
A Tonon Bioenergia cumpre a legislação vigente, atendendo às determinações legais, fiscais, tributárias e trabalhistas e espera o mesmo comportamento de todos os seus colaboradores e fornecedores.
Qualquer notificação judicial, extrajudicial ou comunicação proveniente de autoridade jurídica referente à atividade profissional, deverá ser imediatamente informada à diretoria de sua área e ao departamento jurídico da empresa.

Patrocínio
A Tonon Bioenergia estimula o envolvimento da comunidade com o esporte, cultura, ação social e conscientização ambiental. Para isso utiliza-se do mecanismo de patrocínio para viabilizar as iniciativas que julga importante e necessária à comunidade.

Doações
O investimento social externo é orientado pelas reais demandas da comunidade e está alinhado com as diretrizes da Tonon Bioenergia de forma a atender a projetos que efetivamente incentivem a transformação social. É nosso compromisso manter canais de diálogo permanentemente abertos com a comunidade em que estamos inseridos.

Presentes e Brindes
A Tonon Bioenergia não permite o recebimento de presentes e brindes em virtude de relacionamento comercial inerente à atividade exercida na empresa. Considera-se exceção a esta regra, apenas o recebimento de materiais promocionais, tais como canetas, agendas e utensílios de escritório com a logomarca do fornecedor e considerados de pequeno valor.
É vedado ao colaborador efetuar pagamentos ilícitos, bem como o recebimento de ofertas em dinheiro ou vantagens pessoais, diretas ou indiretas, por qualquer motivo.

Nepotismo
Em caso de contratação ou promoção dos colaboradores, não será permitida a relação de subordinação entre parentes em primeiro grau. As exceções deverão ser previamente aprovadas pela diretoria.

Patrimônio da Empresa
Os bens, equipamentos e instalações da empresa destinam-se ao uso exclusivo de suas operações e não podem ser utilizados para fins particulares.
É de responsabilidade do colaborador, zelar pelo bom uso e conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua guarda. Em caso de descontinuidade do contrato de trabalho, todo recurso material deverá ser devolvido à empresa em perfeitas condições.

Saúde e Segurança do Trabalho
As normas e procedimentos de saúde e segurança do trabalho visam oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável, por meio de constantes treinamentos, capacitações e distribuição de equipamentos de proteção individual e coletiva.
A Tonon Bioenergia atende à legislação vigente, sendo de responsabilidade de cada colaborador o cumprimento das normas de saúde e segurança.

Meio Ambiente
O desenvolvimento sustentável é a base da politica ambiental adotada pela Tonon Bioenergia, que tem por objetivo minimizar os impactos ambientais relacionados às suas atividades e reafirmar a importância de sua responsabilidade socioambiental e econômica.
Em sua politica de gestão de processos industriais e agrícolas, a empresa visa à otimização do uso da água, fertirrigação controlada, rotação de cultura, controle biológico de pragas e preservação de APPS - Áreas de Preservação Permanente, tratando de forma consciente e adequada seus resíduos.

Confidencialidade e Integridade das Informações
Informações também são recursos estratégicos para os negócios e operações da Tonon Bioenergia.
É proibido exibir ou fornecer documentos e informações considerados comerciais à pessoas não envolvidas no negócio.

Uso dos Sistemas Eletrônicos de Comunicação
Todo procedimento em relação a hardware e software deve ser avaliado pela área de Tecnologia da Informação (TI). A empresa proíbe, expressamente, os chamados programas "piratas" e a execução de arquivos de procedência duvidosa ou ilegais.
A veiculação de informações deve obrigatoriamente estar relacionada à atividade profissional não sendo permitida a emissão de mensagens obscenas e correntes ou de arrecadação de recursos. Caso ocorram o comitê de ética deve ser notificado por qualquer colaborador que dela tome ciência.

Descumprimento
O colaborador que entender, por alguma razão, que o Código de Ética foi infringido, deverá imediatamente informar ao seu Superior e ao Comitê de Ética. Toda denúncia ou informação de descumprimento recebido pela empresa será tratada com confidencialidade.
Aplicação do Código
Todos os colaboradores são responsáveis pelo cumprimento deste código de conduta, devendo questionar as orientações contrárias aos princípios e valores da empresa, bem como, ao tomar conhecimento de alguma irregularidade, levá-la ao conhecimento de seu superior imediato e ao comitê.